COMER MENOS


Comer menos quantidade e ter menos refeições ajuda a combater o processo de envelhecimento. As calorias não só aumentam o peso corporal, mas também contribuem para o envelhecimento precoce. Adotar medidas restritivas contribuem para a saúde de forma geral. Pessoas que controlam seu apetite e conseguem impor restrições ao próprio corpo são propensas a viver mais.

Cientistas deram mais um passo para entender como a redução do consumo de calorias pode fazer com que as pessoas tenham vida mais longa. A implicação desta descoberta é que com o passar das décadas, você precisa diminuir a ingestão de alimento – seja na quantidade ou na freqüência. Duas refeições diárias para pessoas que se aproximaram dos 40 anos é o recomendado; refeições com pouca caloria e muitas frutas e verduras é o ideal.

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Riverside, identificaram os principais genes envolvidos no processo de envelhecimento e mostraram como a privação de alimentos por períodos longos e curtos pode alterar a forma como esses genes trabalham.

O estudo foi realizado com a ajuda de uma tecnologia que permite aos pesquisadores saber como milhares de genes operam em conjunto. Os cientistas descobriram que ao se reduzir o consumo de calorias no longo-prazo a quase a metade da quantidade normal, algumas dessas mudanças são reversíveis.

E os pesquisadores constataram que a maioria das alterações podem ser revertidas em curto período de relativa abstenção de alimentos, o que dá esperança aos que esperam usar dieta alimentar para tentar retardar o processo de envelhecimento.

Isto quer dizer que se você incluir as restrições ao se cardápio e dieta, o envelhecimento pode ser retardado. Mas essas mudanças tem de ocorrer antes dos 60 anos de idade. Quanto mais cedo houver mudanças mais sucesso haverá no retardamento do envelhecimento.

O fator genético era considerado um fator irreversível e o determinismo de tal conclusão levava as pessoas a desistirem de mudar seus hábitos. Essa pesquisa comprova que aqueles que mudam sua rotina alimentar irão mudar sua propensão genética.

"Restrição calórica também se mostrou ser uma forma eficaz de reduzir a incidência de câncer, e de conter a formação de doenças e tumores decorrentes de idade avançada", diz artigo escrito por Shelley Cao, Stephen Spindler e equipe na publicação científica Proceedings of the national Academy of Sciences.

Pessoas sedentárias não precisam ingerir tantas calorias ou se alimentar mais que duas vezes por dia. Se a terceira refeição for inevitável (porque alguns trabalham de 8 a 12 hs por dia) use as frutas na ultima refeição; transforme essa refeição em um pequeno lanche. Use frutas doces que favorecem o sono.

Lembre-se: comer menos para viver mais.

Nenhum comentário: