GRIPE – QUAL A ORIGEM DESTA DOENÇA?


Obs. A foto ao lado é do vilarejo de La glória, estado de vera Cruz no México (satélite).

A gripe é uma doença de porcos que alcança os humanos como qualquer outra zoonose (doenças animais transmissíveis a humanos). Não é uma patologia humana, mas uma doença de animais que se adaptou aos humanos. A adaptação se dá devido a alta afinidade do vírus em se recombinar e enganar o nosso sistema imunológico.

É o contato com os animais que permitiu o vírus nos alcançar. Devido a essa alta capacidade do vírus em se recombinar geneticamente, e o suíno ser um organismo biológico eficiente para essa recombinação genética, a doença em humanos é altamente eficaz e renovável anualmente.

Essa recombinação genética é como se o vírus ganhasse um novo casaco a cada ano para ficar diferente e enganar o sistema imunológico. A gripe, em seu ciclo anual, sai dos fucinhos dos porcos nos criadouros, principalmente da Ásia. É o manuseio dos criadores, o contato com os animais e suas fezes, que fazem os vírus afinal alcançar o organismo humano.

Embora a mídia e até a OMS afirme que a carne do animal não transmite a gripe, eles o fazem confiando na fiscalização sanitária e no controle de zoonoses que os animais passam. Também deixam claro que a carne deve ser bem cozida a temperaturas ideais; isto porque se houver algum animal infectado que tenha escapado ao controle sanitário, o vírus venha a morrer durante o cozimento. Ou seja, a possibilidade de contrair o vírus ingerindo a carne existe.

A busca pelo ‘paciente zero’ em cada epidemia anual é uma verdadeira cruzada; nesta epidemia de 2008 a primeira vítima foi um garoto de 4 anos. A cidade natal do menino é La Gloria no estado de Vera Cruz, México.

La Glória está perto de uma fazenda de porcos que comercializa quase 1 milhão de animais por ano. A fazenda, Granjas de Carroll no México é possuída em parte pela Food´s Smithfield, uma companhia de EUA Virgínia, que é o maior produtor de suínos do mundo e processador de produtos de carne de porco.

Os moradores de La Gloria se queixaram há muito tempo das nuvens de moscas que saem das “lagoas de adubo” (fezes dos porcos) mantidas pela mega-fazenda. Quando ficou conhecido que havia um surto de uma doença grave das vias respiratórias, mais cedo em La Gloria, pois alguns dos residentes da cidade ficaram doentes em fevereiro deste ano; os trabalhadores da área de saúde intervieram logo, borrifando substâncias químicas para matar as moscas que estavam enxameando pelas casas das pessoas.

Foram desde fevereiro 149 mortes e outros 2.000 tinham sido hospitalizados com “pneumonia séria”, embora pelo menos a metade tenha feito recuperação. Isso só em La Glória. Hoje (15/05) são 34 países afetados e mais de 1000 casos confirmados pelo planeta.

A origem da doença esta na pratica humana de criar e usar os animais reservatórios do vírus para consumo. Não há dúvidas sobre isto, mas os responsáveis não são os animais, e sim os homens.

Nenhum comentário: