AR PURO


A forma como respiramos e inundamos nossos pulmões de ar, tem muito haver com nossa disposição e saúde. O oxigênio é uma substancia vital para o funcionamento cerebral.

Segundo pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a passagem do sangue pelo cérebro pode afetar a forma como os nervos transmitem sinais a outras partes do corpo, e pode regular a forma como a informação passa pelo cérebro.

Outros estudos mostram que mudanças no fluxo de sangue no cérebro afetam a atividade dos neurônios mais próximos, alterando como eles transmitem sinais uns aos outros. A teoria é sustentada por exames de ressonância magnética da parte do cérebro que representam as várias partes do corpo como dedos, braços e pernas.

Pesquisadores do Long Island Jewish Medical Center dizem que a parte da tarde seja a melhor hora do dia para se fazer exercícios físicos, pois a função pulmonar neste período alcança o seu máximo. Uma análise realizada durante cinco anos em 4.835 pacientes revelou que o horário com menor função pulmonar era por volta de meio-dia, aumentando durante a tarde até atingir seu pico entre 16h e 17h.

Nós normalmente associamos o final do dia de trabalho com cansaço e pouca motivação para exercícios físicos; porém, a função pulmonar parece estar na sua melhor forma nesse período.

Cientistas das universidades College London e Warwick, da Grã-Bretanha, afirmam que a respiração aumenta de acordo com o nível de atividade física realizada, através do aumento de gás carbônico que faz com que moléculas de ATP (Trifosfato de Adenosina) sejam liberadas pelas regiões do cérebro sensíveis ao CO2. Essa é a mensagem do cérebro para controlar a respiração e para que o nível de gás carbônico volte ao normal (reduza).

Não importa se uma pessoa está correndo para disputar uma medalha olímpica ou simplesmente correndo para pegar um ônibus, o corpo precisa aumentar a respiração para garantir a absorção de oxigênio suficiente para os músculos e a liberação de mais gás carbônico durante a corrida.

Sempre foi de vital importância saber que a respiração acompanha as necessidades de oxigênio e permite que a quantidade de gás carbônico apropriada seja liberada. Os exercícios em lugares abertos ou ar livre promovem uma melhor absorção do oxigênio. Por outro lado os locais fechados concentram o CO2.

As janelas de casa precisam se manter abertas durante o dia para garantir um suprimento de oxigênio adequado; dormir com janelas abertas, promove também um melhor suprimento de oxigênio, garantindo um melhor sono e restauração das funções cerebrais.

As dona de casa devem cuidar com a cozinha, pois concentra alta quantidade de CO2 e outros gases na hora em que o fogão e forno estão ligados. As janelas devem ser abertas para haver troca do ar saturado por um ar puro.

Nenhum comentário: