O VALOR DO JEJUM


Jejuar é uma práticva antiga. Os judeus tinham leis que incentivavam os jejuns; essas leis tinham um valor espiritual e também finalidades didáticas para a saúde pública. Os valores transmitidos nas leis religiosas que eram artigos de saúde, eram medidas sanitárias m última instância.

O jejum era praticado por seitas como os fariseus, uma das mais rigorosas. Eles jejuavam em até 3 vezes por semana. Isso tinha o seu valor espiritual e também o valor de saúde pública.

Pesquisadores de Chicago avaliaram os efeitos de uma dieta de jejum em dias alternados (ADF) no peso corporal e nos indicadores de risco de doença arterial coronariana (DAC) em adultos obesos.

Na pesquisa, dezesseis indivíduos obesos (12 mulheres e 4 homens) completaram um estudo de 10 semanas composto de 3 fases: 1) fase-controle de 2 semanas, 2) fase de perda de peso de 4 semanas/fase de ADF e ingestão controlada de alimentos e 3) fase de perda de peso de 4 semanas/fase de ADF e ingestão de alimentos a critério do paciente.


A aderência à dieta permaneceu alta durante a fase de controle (dias de aderência: 86%) e da fase de ingestão livre (89%). O índice de perda de peso permaneceu constante durante a fase de ingestão controlada (0,67+0,1 kg/semana) e de ingestão livre (0,68+0,1 kg/semana).

O peso foi reduzido em 5,6+1,0 kg após 8 semanas de dieta. O percentual de gordura corporal diminuiu de 45+2% para 42+2%. AS concentrações de colesterol, LDL e triglicerídeos reduziram-se em 21+4%, 25+10% e 32+6%, respectivamente após 8 semanas de ADF, enquanto o HDL não sofreu modificação. A pressão arterial sistólica diminuiu de 124+5 para 116+3mmHg.
Estes achados sugerem que a dieta de jejum em dias alternados é uma opção dietética viável para ajudar indivíduos obesos a perderem peso e reduzirem o risco de doença arterial coronariana.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: