TECNOLOGIA QUE MATA

Um estudo realizado na Austrália e publicado no Journal of the American Heart Association, afirma que a cada hora parado diante da TV um indivíduo aumenta em 11% suas possibilidades de morte prematura, e em 18% as chances de falecer por doença cardiovascular.

A pesquisa analisou 8 mil pessoas entre 2000 e 2006, e concluiu que hábitos sedentários como se sentar em um sofá e ver TV têm efeitos negativos sobre o açúcar e a gordura no sangue.
Não importa se é um obeso, uma pessoa com sobrepeso ou alguém em boa forma, passar uma hora diária diante da TV aumenta em 11% o risco de uma morte prematura, em 9% o risco de câncer e em 18% o risco de óbito por doença cardiovascular, afirma a pesquisa.

As pessoas que assistem TV diariamente por quatro horas têm 46% mais risco de morte, por qualquer causa, e 80% mais risco de óbito por doença cardiovascular.

"O corpo humano foi desenhado para o movimento e não para ficar sentado por longos períodos", afirma David Dunstan, do Heart and Diabetes Institute de Victoria, Austrália, principal autor do estudo.

Em média, as pessoas assistem TV por cerca de três horas diárias na Grã-Bretanha e na Austrália, e por 4,5 horas nos Estados Unidos.

[O sedentarismo virou um estilo de vida; temos aparelhos que nos fazem ficar parados ou evitam que andemos, subamos escadas ou sequer nos levantemos do sofá.

Desde o controle remoto até os elevadores, poderíamos dizer que há uma conspiração contra a saúde física. É preciso se mexer, e mudar a rotina para que o sangue circule, os poros transpirem e os músculos se movimentem.

Aqui vai 5 dicas para você fazer o mínimo de movimento, deixando de lado algumas tecnologias:
1. Deixe o carro em casa por um dia

2. Use as escadas três vezes por semana

3. Reduza o tempo de TV e Internet pela metade

4. Faça os pequenos percursos (padaria, mercado, farmácia) a pé

5. Faça você mesmo alguns serviços caseiros (varrer, lavar etc.)

Fonte: AFP

Nenhum comentário: